Logotipo da Casa Legislativa

Câmara Municipal de Parauapebas

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

Busca por palavra-chave


Ajuda

Parlamentares

José das Dores Couto
Nome Completo: José das Dores Couto
Partido: PMDB
Data Nascimento: 15/07/1965
Telefone: 984076041
E-mail: coutinho@parauapebas.pa.leg.br
Homepage: coutinho vereador

JOSÉ DAS DORES COUTO, “Coutinho”

José Coutinho (PMDB), como é mais conhecido, nasceu no dia 15 de julho de 1965, em Luz (MG) e chegou a Parauapebas no princípio do projeto de exploração de minério na Serra dos Carajás, em 1984.

Coutinho tem uma história de comprometimento em prol da construção do município de Parauapebas, através de sua atuação na empresa Vale, antiga CVRD, onde trabalhou por quase 20 anos, período em que participou do movimento de consolidação do sindicato Metabase, chegando a ser juiz classista por dois mandatos consecutivos pela Justiça do Trabalho, em prol dos direitos da classe trabalhista.

No ano de 2005, uma nova fase de sua história começou ser escrita, desta vez no serviço público, quando foi convidado pelo então prefeito eleito Darci José Lermen para contribuir na formação de seu primeiro governo, onde atuou na Coordenadoria de Habitação, que na época foi marcada como o início de projetos de habitação popular, resultando na entrega de 540 moradias construídas com recursos próprios do município, colocando Parauapebas no ranking de uma das primeiras cidades a concluir tamanho projeto em tempo recorde.

Seu próximo desafio no governo foi a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde sua marca ficou por apostar na criação de projetos sociais que contemplassem crianças, adolescentes, jovens e idosos, com atividades educacionais, esportivas e culturais. Na mesma época, com a visão de inclusão ao mundo digital, o projeto “Cidadão do Futuro” foi criado, proporcionando a jovens e adolescentes a oportunidade de qualificação profissional.

Em 2009, Coutinho esteve na chefia de gabinete, onde participou ativamente na organização do governo, democratizando o acesso, com um sistema de diálogo aberto com entidades, sociedade organizada, poderes e servidores.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) foi a pasta em que Coutinho teve uma oportunidade mais ampla de mostrar seu trabalho, com o desafio de encabeçar uma das obras mais complexas e ousadas do governo, que foi a urbanização e esgotamento sanitário dos bairros Altamira, Novo Horizonte, Betânia e Vila Rica. Quanto à cidade e a zona rural, tornaram-se um canteiro de obras no período.

Perfil político – Em 2012, José Coutinho foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para ser candidato a prefeito, onde recebeu nas urnas quase 30 mil votos. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e em 2016 candidato a vereador pelo PMDB, onde foi eleito.

Mandato – De acordo com sua experiência na área de infraestrutura e em pastas que atuou no município, Coutinho tem como meta desenvolver condições necessárias de melhorias na área urbana, garantindo para a população atendimento digno em saneamento, esgotamento sanitário e fornecimento de água; fiscalizando ações do Executivo, apontando o caminho para que juntos possam criar diretrizes para sanar a ausência de serviços necessários para o município. No social, ele tem como objetivo contribuir na implementação de projetos de distribuição de trabalho e renda.


Av. F, Quadra 33 Lote Especiais - Bairro Beira Rio - CEP: 68515-000 - Telefone: - - Fax: -
Portal: http://www.parauapebas.pa.leg.br - E-mail: setor.ti@parauapebas.pa.leg.br
Desenvolvido pelo Interlegis Desenvolvido em Zope